No dia 22 de fevereiro, o Circo Crescer e Viver e o Bloco do Candau fizeram a maior festa pelo bairro de Cidade Nova e Estácio com o Cortejo que arrastou os foliões  com muita alegria! A diversão foi garantida com o Bloco acompanhado de alunos do Programa de Formação do Artista de Circo na banda, com alguns componentes com perna de pau e Monociclos, e a equipe do Circo Crescer e Viver com muita alegria e conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, a Zica e a Chikungunya! A concentração foi no Circo Crescer e Viver,  e o cortejo começou por volta das 10h e retornou ao Circo mais ou menos ao meio dia.

Confira como foi na galeria que fizemos no Flickr! Os cliques são de L. F. Nascimento, Marcella Gavinho e Aleksandra Celeste

Além de se divertir, o público que acompanhou o Cortejo, aprendeu de forma lúdica e interessante como evitar que o mosquito se crie e precauções para não  adoecer! A equipe do Bloco do Candau preparou até uma marchinha para o cortejo, que foi ensaiada com os alunos ritmistas do Circo Crescer e Viver. Foi lindo!

Além disso, tivemos alguns personagens emblemáticos no Cortejo como uma enfermeira fantasiada de mosquito espantando a dengue e a artista circense cega, Ana Luiza Faria, a Ofélia de Hamlet, do espetáculo Parada Shakespeare, da Cia iLtda, que também foi para-atleta nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro como judoca e estará fantasiada de Palhaça, animando a criançada!

 

Como surgiu a iniciativa… 

O Circo Crescer e Viver teve a ideia de fazer um Cortejo de Carnaval para animar crianças, adolescentes e jovens dos programas da instituição, mas buscava uma parceria com alguns apoiadores do território e surgiu a oportunidade de alinhar uma ação com o Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau, parceiro do Circo em ações pontuais, sediado no coração da Praça Onze, bem próximo à Lona do Crescer, e que atende a população ao entorno, na qual se incluem a maioria dos alunos dos programas do Crescer e Viver.  O Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau já havia criado o Bloco que sairia com o intuito de alertar a população sobre as doenças transmitidas pelo Aedes e como o público pode contribuir para diminuir a incidência dele. Aproveitando que a Prefeitura lançou no dia 3 de fevereiro a Campanha #aquimosquitonaosecria, ação integrada entre secretarias da Saúde, Educação, Esporte e Lazer, e Assistência Social, com o objetivo de apresentar as ações de prevenção às arboviroses, surgiu o evento do Cortejo juntando o Bloco do Candau e o Circo Crescer e Viver, como parte dessa campanha, numa conversa entre o Circo Crescer e Viver o Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau.

O Circo CRESCER E VIVER tem Patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Rede Globo, da Childreach Internacional, da Rise Up & Care e Apoio da Vertical Rigging Solutions. 

Saiba mais sobre o Circo Crescer e Viver e o Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau: 

www.crescereviver.org.br 

e

 smsdc-cmsmarcolinocandau.blogspot.com.br/