O Circo Sem Limites, companhia formada por artistas que apresentam alguma deficiência (cadeirantes, cegos, surdos, etc), selecionada a participar do Polo Carioca de Circo – Circo Crescer e Viver, teve na tarde desta quarta-feira, 1º de junho, mais uma atividade. Os artistas participaram de um Workshop com a conceituada diretora, escritora e atriz malasiana Jo Kukathas, que cresceu com o pai, um jornalista, mostrando a ela e aos irmãos as histórias e personagens de Shakespeare. Jo atuou e dirigiu algumas delas. Além da conversa, que versou sobre teatro e Shakespeare e também sobre a companhia, aconteceu uma dinâmica de interpretação de personagens e leitura do texto de A Tempestade, de Shakespeare. O Workshop teve a finalidade de aprofundar mais sobre o autor inglês e sua obra com uma grande e experiente conhecedora da mesma. A atividade foi mais uma das muitas que a companhia tem participado para o futuro espetáculo que irá montar. Nesta sexta-feira, 03 de junho, a companhia terá mais um workshop com Jo Kukathas. Confira as fotos deste dia na galeria do Flickr. Essas iniciativas com o Circo sem Limites são uma realização da People´s Palace Projects e do Circo Crescer e Viver e parceria da Graeae Theatre e apoio do British Council. 

Jo Kukathas está no Brasil para uma série de eventos que estão acontecendo em homenagem aos 400 anos da morte do escritor William Shakespeare. Ela dirigiu o espetáculo “A Tempestade”, baseado no texto de Shakespeare, apresentado em sessão especial no Centro Cultural Banco do Brasil no início desta semana com Áudio Descrição e Tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libra). A companhia Circo Sem Limites assistiu a essa apresentação no CCBB-Rio.

Jo Kukathas, nasceu em Petaling Jaya, na Malásia. É escritora, diretora e atriz,  cofundadora do Instant Café Theatre em 1989, onde foi diretora artística. Dirigiu várias produções aclamadas, dentre elas, Nadirah em novembro de 2012. É conhecida por seu trabalho satírico e sua atuação com personagens. Em 2009, fundou o CHAI, Instant Cafe Teatro Casa de Artes e Ideias, um espaço para artistas se conhecerem e trabalharem juntos.

A diretora Jo Kukathas e Jan Onoszko, da People´s Palace Projects, parceira do Circo Crescer e Viver. Foto: Christine Keller

A diretora Jo Kukathas e Jan Onoszko, da People´s Palace Projects, parceira do Circo Crescer e Viver. Foto: Christine Keller

Jo Kukathas falou com exclusividade ao site do Circo Crescer e Viver, contando sobre essa experiência com o Circo Sem Limites:

“Estou muito feliz por ter recebido esse convite e estar aqui trocando uma ideia com estes artistas, conversando sobre a grandiosa obra de Shakespeare e sobre o trabalho incrível destes artistas que nos mostram que não existem limites. Agradeço pelo convite”. - conta Jo Kukathas.

O Polo Carioca de Circo – Circo Crescer e Viver tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, parceria da Archaos e Rio Criativo. Realização: Circo Crescer e Viver.

O Circo CRESCER E VIVER tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Hope Serviços e apoio da ABC Trust, da Rise Up & Care e da Vertical Rigging.

Worskhop com a diretora Jo Kukathas. Foto: Christine Keller

Worskhop com a diretora Jo Kukathas. Foto: Christine Keller