Desde o último dia 10 até 26 de março, quem estiver no Rio de Janeiro, poderá conferir a “Mostra Baixada em Cena”, que está acontecendo nas Bibliotecas Parque: Estadual (na Av. Presidente Vargas), da Rocinha (na Rocinha) e Manguinhos (Manguinhos). A Mostra conta com a participação de 18 grupos de teatro de nove cidades da Baixada Fluminense. O projeto é da Rede Baixada em Cena e pretende ser o início de um grande encontro que deve reunir grupos que são baseados na Baixada Fluminense que inclui produtores culturais, pensadores e público em geral com o objetivo de discutir a criação estética e o poder de mobilização através das vivências cênicas produzidas por artistas e grupos da Baixada Fluminense.

Leandro Santanna, ator e um dos produtores da mostra, destaca a importância da pressão artística para conseguir avanço nas políticas públicas de cultura:

“Nossa ocupação vai além da produção de espetáculos. Estamos em cena, em construção, criando um fazer artístico em uma região que abriga um terço da população de todo o Estado com pouco ou quase nada de recursos públicos e equipamentos culturais para a potente cena teatral das 13 cidades”, acrescenta Leandro Santanna.

 

Confira a programação, clicando aqui

Fanpage da Rede Baixada Em Cena

SOBRE A REDE BAIXADA EM CENA:

Criada em 2008 a Rede Baixada em Cena, que hoje reúne 18 grupos de oito cidades da Baixada Fluminense, tem o objetivo de enfrentar a falta de apoio técnico e financeiro às ações artísticas e culturais desenvolvidas e de potencializar a visibilidade do processo cultural da região. A Rede também se propõe a fortalecer a consciência política e participativa de artistas e produtores, por meio da colaboração voluntária, do fluxo de informações e trabalho coletivizados.

 Apesar de ser um novo modelo de organização na Baixada Fluminense, a Baixada em Cena já apresenta resultados satisfatórios como instrumento de luta e organização social.

A Mostra Baixada em Cena será aberta no dia 10/03, com o espetáculo infantil “O mágico de Oxente”. Estará na Biblioteca Parque da Rocinha, dia 16/03, e na Biblioteca Parque de Manguinhos, dia 23/03, com programação que inclui leituras dramatizadas e apresentações teatrais.

Os ingressos devem ser retirados na recepção das bibliotecas uma hora antes de cada espetáculo.

Eflyer Mostra Baixada Em Cena.

Eflyer Mostra Baixada Em Cena.