Coincidências existem ou sincronicidade? Ou será a congruência de cabeças pensantes, ideais nobres e muita vontade de fazer acontecer? Ou ainda tudo isso junto? Nada nessa vida é por acaso… Depois de algumas lutas, preparativos e muita vontade de construir, eis que aconteceu no dia Primeiro de março em Cabo Verde a primeira atuação do Circriolo, uma Escola de Circo, Circo Nacional de Cabo Verde, que trabalha com o Programa de Circo Social nos Bairros. Na abertura, 60 jovens circenses dos bairros de Achada, Achada Grande, Safende, Tira-Chapéu e São Pedro, dirigidos pela brasileira Lígia Veiga, da Cia Brasileira de Mystérios e Novidades. Além disso, o evento contou com uma apresentação especial do Mestre Palhaço brasileiro Marcio Libar com a peça “O Pregoeiro”. A iniciativa é fruto de um projeto do Ministério da Cultura Caboverdiano em parceria com o Brasil e Portugal. E qual o motivo de falarmos em sincronicidade? Veja a data em que o Circriolo começou a atuar, 1º de março, aniversário de fundação da cidade do Rio de Janeiro e Dia Internacional de Discriminação Zero! E o trabalho resultou de uma parceria com o Circo Crescer e Viver, que inspirou o nascimento do Circriolo. Junior Perim, diretor executivo e cofundador do Circo Crescer e Viver é consultor do Circriolo. Perim  falou sobre a missão do Circriolo escrita em conjunto pelos jovens participantes do encontro com o ele, no Centro Cultural Brasil Cabo-Verde na Praia, em 2013, e o resultado de reflexão por ele proposta:

“ O melhor resultado alcançado em Cabo Verde: Contribuir para jovens de circo, teatro e dança, formularem esta missão do CIRCRIOULO: “Valorizar as múltiplas expressões artísticas e culturais caboverdianas na construção da identidade do Circo Crioulo, gerando novas oportunidades de desenvolvimento socioeconômico, cultural e humano em Cabo Verde. ” – conta Perim.

Veja também:

Texto enviado por Jorge Rui Martins sobre o processo de criação do Circriolo e a parceria com o Circo Crescer e Viver.

Fanpage do Circriolo

Fanpage do Enigm Circense

Encontro do Enigm com Junior Perim, em outubro de 2013, a semente do Circriolo sendo plantada. Foto: Divulgação

Encontro do Enigm com Junior Perim, em outubro de 2013, a semente do Circriolo sendo plantada. Foto: Divulgação

Ana Moraes, que dirige a produtora Ideias Peregrinas (sediada em Portugal) junto com Rui Martins há quase duas décadas, conta como foi o primeiro encontro de Junior Perim com o Enigm Circense, célula formadora do Circriolo:

Primeiro encontro do Júnior com o Enigm Circense, onde o Junior foi às lágrimas quando viu os garotos ensaiando com um pequeno foco e sem colchões, mas com uma dedicação, disciplina e vontade inabaláveis. Foi muito emocionante. Para eles também receber a visita dele. Era um reconhecimento importante e para nós os primeiros passos em direção à concretização do desafio proposto pelo Ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, de criar uma escola de circo em Cabo Verde! ”explica Ana Moraes.

Ana nos mandou todas as fotos que ilustram essa matéria, inclusive essa, onde o Enigm está em ação:

“ Eles eram o único grupo de circo na Praia, tinham sido alunos de capoeira do professor Gamal, que é hoje o coordenador do Circriolo. Com eles pudemos iniciar essa saga. ” – explica Ana Moraes.

Junior Perim com o Circriolo em Cabo Verde, agosto de 2013. Foto: Divulgação

Junior Perim com o Circriolo em Cabo Verde, agosto de 2013. Foto: Divulgação

 

Algumas matérias que saíram sobre o Circriolo:

Cabo Verde dja ten Circo – Circo Nacional de Cabo Verde

Circo Nacional de Cabo Verde “Circriolo” faz sua primeira aparição pública esta terça-feira

Cabo Verde cria Escola Nacional e Escola de Circo Social

Somosfonia – Cabo Verde cria Escola Nacional de Circo

Cabo Verde cria primeira companhia nacional de circo com apoio brasileiro e português

Cabo Verde já tem Circo característico crioulo com toque brasileiro

Ministério da Cultura cria Circo Nacional em Cabo Verde

Portal Angola: Criada primeira companhia de Circo Nacional

Jornal de São Nicolau: Circo Nacional “Circriolo” faz sua primeira apresentação nacional nesta terça

Sapo Musika: Com mais de 90 artistas circenses, Circriolo estreia-se na capital

Porton di nos ilha: Ministério da Cultura cria Circo Nacional em Cabo Verde

Ocean Press – Notícias de Cabo Verde: Cabo Verde cria primeira companhia nacional de Circo

Junior Perim no Twitter: Hoje é dia de Festa, despedida dos artistas de Cabo Verde

Circo Crescer e Viver: Cooperação Técnica leva metodologia do Crescer e Viver para Cabo Verde

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro: Cooperação Técnica leva metodologia do Crescer e Viver para Cabo Verde

Imprensa Oficial de Cabo Verde: Criação do Circriolo

Angola News: Cabo Verde cria primeira companhia de Circo

Afrique Journaliste: Governo cria Companhia Nacional e Escola de Circo Social

Jornal Liberal: Mário Lúcio de Sousa sacou da manga um Circo Nacional de Cabo Verde

O Circo CRESCER E VIVER tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Hope Serviços e apoio da ABC Trust, da Rise Up & Care e da Vertical Rigging Solutions.