Uma das principais preocupações do Circo CRESCER E VIVER com relação à formação artística é a qualificação dos futuros profissionais com o enriquecimento de seu repertório e vocabulário circense e também informações e oficinas de outras artes que podem trabalhar juntas ao Circo, como a Dança, Expressão Corporal, Música, Teatro, entre outras. Para tanto, investimos na capacitação da nossa equipe trazendo sempre profissionais e grupos que são referência nas artes.  E é nessa vibe que no dia 18 de março, o ator e artista circense Fernando Sampaio, que também é um dos fundadores e integra o Grupo La Mínima, ministra a Oficina de Comicidade Física para os professores do Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC) e do Programa de Circo Social, projetos do Circo CRESCER E VIVER. A Oficina é fechada, apenas para os educadores do Circo CRESCER E VIVER.

Leia também:

Robert Dion ministra Oficina especial para o PROFAC

O Circo Crescer e Viver tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Hope, e apoio da ABC Trust.

Fernando Sampaio - Foto/Crédito: Carlos Gueller

Fernando Sampaio – Foto/Crédito: Carlos Gueller

UM POUCO SOBRE FERNANDO SAMPAIO…

Ator / Artista Circense 

Palhaço desde 1990 antes da formação do Grupo La Mínima participou de diversos espetáculos com as mais diferentes Cias de São Paulo como Nau de Ícaros, Acrobático Fratelli, Pia Fraus Teatro, Parlapatões, XPTO, Banda Palhaçal e La Mínima. Como professor de Circo trabalhou nas principais escolas de Circo de São Paulo (Circo Escola Picadeiro, Acrobático Fratelli, Galpão do Circo).

Dentre seus trabalhos mais recentes destaca-se o espetáculo “A Noite dos Palhaços Mudos” (2008), o qual recebeu 04 indicações ao Prêmio SHELL. e 06 Indicações Prêmio FEMSA 2008.  Em 2009 recebeu os prêmios: SHELL DE TEATRO SP  – MELHOR ATOR e Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro MELHOR ELENCO por “A Noite dos Palhaços Mudos”.

Fernando Sampaio é também um dos fundadores do Circo Zanni, projeto que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades.

 

OUTROS PRÊMIOS

Premio Femsa – indicação de melhor ator

A La Carte direção de Leris Colombaioni 2001

Farsas Quixotescas direção de Hugo Possolo 2000

Navegadores direção e produção Pia Fraus 1999

Premio Mambembe e APCA

O Palacio Não Acorda direção de Leopoldo Pacheco

Cinema

O contador de Estórias direção de Luis Vilaça (2008)

Televisão

Projeto Autor por Autor – Episódio Ariano Suassuna (2010)

Principais Espetáculos:

“ATHLETIS” (2011) – Roteiro La Mínima e Paulo Rogério Lopes. Texto e Direção de Paulo Rogério Lopes. Estreou em Maio/ 2011 no Teatro Alfa; “RÁDIO VARIETÉ” (2010) – Roteiro, Concepção e Direção La Mínima. Estreou em Setembro/ 2007 na Praça Antonio Prado (SP); “O MÉDICO EOS MONSTROS” (2008)adaptação de Mario Viana Inspirada no clássico do suspense The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde; “A NOITE DOS PALHAÇOS MUDOS” (2008) – Baseado em HQ de Laerte. Adaptação e Roteiro La Mínima e Alvaro Assad, Direção Alvaro Assad; “REPRISE” (2007), “ FEIA” (2006) comédia circense de Paulo de Magalhães e Direção de Fernando Neves; “A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS SUPER-HERÓIS” (2004) – Texto Original de Mário Bortolotto e Direção de Jairo Mattos;“PIRATAS DO TIETÊ – O FILME” (2003), de Laerte e Paulo Rogério Lopes. Direção Beth Lopes; CIRCUITO PANO DE RODA (2002), espetáculos de variedades com os Grupo Parlapatões e Pia Fraus; “LUNA PARKE” (2002), Direção de Fernando Cavarozzi – Palhaço Chacovachi- e Roteiro de Laerte Coutinho; “À LA CARTE” (2001), Direção de Leris Colombaioni e Roteiro de Paulo Rogério Lopes e “CIA DE BALLET”, de Domingos Montagner e Fernando Sampaio.

O Médico e os Monstros - Grupo La Mínima - Foto: Divulgação: La Mínima

O Médico e os Monstros – Grupo La Mínima – Foto: Divulgação: La Mínima

SOBRE O LA MÍNIMA…

LA MÍNIMA – Domingos Montagner e Fernando Sampaio conheceram-se no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas, reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino. Em 1997, criam o Grupo La Mínima, que estreou com o espetáculo “LaMínima Cia. de Ballet”, baseada no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas.

Desde então, o circo e a arte do palhaço de picadeiro conduzem o trabalho da dupla, em espetáculos como “À La Carte” (2001), “Piratas do Tietê, O Filme” (2003), Reprise” (2007), “A Noite dos Palhaços Mudos” (2008), inspirada em HQ de Laerte, “O Médico e Os Monstros” adaptação de Mário Viana e direção de Fernando Neves e a mais nova produção “RÁDIO VARIÉTÉ” (2010), novo espetáculo de rua da Cia; e na participação em festivais, nacionais e internacionais como o Festival de Curitiba – Mostra Oficial (2000), 23º Festival Mundial de Circo de Demain – Paris (2002), Teatralia – Madrid (2002), 21º Festival Internacional Teatro a Mil – FITAM – Chile (2004), Festclown de Brasília (2006 e 2009), entre outros.

Dentre os principais prêmios recebidos pelo LaMínima estão PRÊMIO SHELL  DE TEATRO SP – MELHOR ATOR para Domingos Montagner e Fernando Sampaio, Prêmio de Melhor Espetáculo de Sala Convencional e Melhor Elenco através do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2008, ambos por “A Noite dos Palhaços Mudos”,  dois APCA: Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil, por “Piratas do Tietê – O Filme” e Melhor Espetáculo com Técnicas Circenses, por “À La Carte”; Prêmio Coca-Cola FEMSA na Categoria Especial pela Valorização de Números Circenses de Humor Físico de 2007, por “Reprise”  e tantos outros em seus 14 anos de formação.

Domingos e Fernando são também os fundadores do Circo Zanni, coletivo de artistas que buscam revitalizar a importância da arte circense e dos circos de pequeno e médio porte, na vida cultural das cidades.

Fernando Sampaio - Foto: Arquivo pessoal do artista

Fernando Sampaio – Foto: Arquivo pessoal do artista

 

Confira alguns vídeos do La Mínima: