* Texto: Christine Keller – Fotos: Guilherme Maia e arquivo pessoal de Daniel Gonzaga

Ter um DNA musical e ser filho e neto de ícones da Música Popular Brasileira como Gonzaguinha e Luiz Gonzaga pode ser uma faca de dois gumes e não é garantia de sucesso. Mas, com quase 20 anos de uma sólida carreira e inúmeros trabalhos, Daniel Gonzaga, já demonstrou ter personalidade própria e um estilo inconfundível. Suas canções, com letras bem construídas e melodias criativas, passeiam por temas do cotidiano do trabalhador brasileiro, também falam de amor, do dia a dia e viajam por diversos ritmos brasileiros. Daniel herda o ritmo inconfundível do Rei do Baião e cria fusões enriquecedoras para a MPB. É um músico maduro que traça seu próprio caminho, onde a poesia é o grande destaque. Por vezes, seu baião dispara palavras com a velocidade de um rap e, em outras, a reflexão sobre a sociedade em que vivemos é embalada por um xote cheio de swing.

Daniel é um grande parceiro do Circo CRESCER E VIVER, onde tem assinado as trilhas sonoras e direção musical dos espetáculos do Crescer desde 2007: “Vida de Artista” (2007); “Baião”, homenagem ao avô Luiz Gonzaga (2009); “Passos” (2011); “Porto” (2013); “Febril” (2014); “Insânia”, espetáculo do Grupo Circondríacos criado no Projeto de Residência do Circo CRESCER E VIVER (2015) e “Gira” (2015).  Além disso, Daniel dirige a Orquestra Crescer e Viver.

Daniel Gonzaga e Elza Soares - Show em homenagem aos 70 anos de Gonzaguinha, julho de 2015, no CCBB-Rio. Foto: Arquivo Pessoal de Daniel Gonzaga

Daniel Gonzaga e Elza Soares – Show em homenagem aos 70 anos de Gonzaguinha, julho de 2015, no CCBB-Rio. Foto: Arquivo Pessoal de Daniel Gonzaga

Tantos anos de estrada, renderam à Daniel, sete CDS lançados, um DVD gravado em junho de 2015 no Circo CRESCER E VIVER (com previsão de lançamento até o final do ano), dezenas de trilhas sonoras e direção musical (espetáculos do Circo CRESCER E VIVER, da Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades, do Crece-Sur 2014 no 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro, do Grupo Off-Sina, entre outros) , shows pelo Brasil e exterior, produção musical de alguns nomes da MPB, como Bernardo Lobo, Úrsula Corona, Patricia Costta e Marcos Lessa, entre outros, e direção de duas Orquestras (Orquestra Gonzaga e Orquestra Crescer e Viver).

A Orquestra Crescer e Viver é um projeto que reúne alunos do Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC), da instituição, alguns com alguma experiência musical, outros iniciando, que sob a batuta de Daniel, criam trilhas sonoras para espetáculos. Daniel postou em seu Facebook sobre essa nova experiência:

“Olha, eu faço música o dia inteiro. Há anos. Toco por profissão, faço trilhas clássicas, modernas…  Produzo disco, enfim, estou no mercado. Mas um momento muito aguardado na semana são os dias da Orquestra. Empolgante ver a antena dos meninos. Ali é fazer música. Aprender a fazer música novamente, só que ensinando. Criatividade conjunta. Meninos, vocês já ocupam um espaço no meu coração. Obrigado.” – diz Daniel Gonzaga.

Gonzagão, o filho Gonzaguinha e os netos Daniel Gonzaga e Fernanda Gonzaga. Reprodução TV

Gonzagão, o filho Gonzaguinha e os netos Daniel Gonzaga e Fernanda Gonzaga. Reprodução TV

Ainda em 2015, Daniel Gonzaga assina a direção artística de um Festival realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil em homenagem a seu pai: “Moleque Gonzaguinha – 70 anos”, que completaria 70 anos no dia 22 de setembro, e que está sendo apresentado nas capitais em que o CCBB tem um Centro Cultural, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, reunindo nomes da MPB como Elza Soares, Elba Ramalho, Ivan Lins, Zizi Possi, Paulinho da Viola, As Chicas, Fernanda Gonzaga, Moska e Teresa Cristina, além do próprio Daniel Gonzaga. O músico também cuida do Selo Cellula, de uma editora e da Moleque Produções Artísticas.

Daniel, que além de compor, canta e é multi-instrumentista, recentemente compôs seu primeiro samba-enredo, em parceria com Igor Ferreira, Rildo Seixas, Carlos Alberto, J do Táxi e Henrique Hoffmann. A composição disputou a vaga de samba-enredo do Carnaval 2016 da Estácio de Sá, com o tema “Salve Jorge! O Guerreiro na Fé” sendo um dos 3 finalistas. A Estácio é a Escola do Coração do pai de Daniel, Gonzaguinha.

Daniel dirigindo ensaio da Orquestra Crescer e Viver. Foto: Christine Keller

Daniel dirigindo ensaio da Orquestra Crescer e Viver. Foto: Christine Keller

DISCOGRAFIA E TRABALHOS REALIZADOS: 

CDs

1996 - Lançou o disco “Sob o Sol”- Gravadora Velas

1998 - Lançou o disco “Os Passos na Paralela”- Gravadora Velas

2001 - Lançou o disco “Um Banquinho, um Violão – Luiz Gonzaga” – Gravadora Sony

2004 - Lançou o disco “Areia” – Gravadora Dabliú

2008 - Lançou o disco “Comportamento Geral” – Gravadora Biscoito Fino

2011 - Lançou o disco “Pedaços que contam uma História / Pedaços que fogem do assunto” – Independente

2015 – Lançou o disco “Ma7hemá7ica – Independente por seu Selo Cellula

 

TRILHAS SONORAS, DIREÇÕES E PRODUÇÃO MUSICAL

1999 a 2004 - Direção Musical Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades – Espetáculo “O Tao do Mundo – [Pajelança, A Saga de Jorge, Nave Louca]”

2005 e 2006 - Direção Musical Cia. Mandacarinho – Jacareí – SP – Espetáculo “Onde o Rio fez a Curva”

2007 - Direção Musical e Trilha Sonora Original – Circo CRESCER E VIVER – Espetáculo “Vida de Artista” – Direção: Alice Viveiros de Castro

2008 - Direção Musical e Trilha Sonora Original – Espetáculo “Mais Um” – Direção: Jaime Rodrigues

2009 - Direção Musical e Trilha Sonora Original – Circo CRESCER E VIVER – Espetáculo “Baião” – Direção Ernesto Piccolo

2010 - Direção Musical e Trilha Sonora Original – Espetáculo “Dommus” – Direção Jaime Rodrigues

2011 - Direção Musical e Trilha Sonora Original – Circo CRESCER E VIVER – Espetáculo “Passos” – Direção Cláudio Baltar

2012 - Direção Musical e Trilha Sonora Original – “Movimento Perpétuo” – Direção Rob Tannion

2012 - Direção Musical e Trilha Sonora Original – Espetáculo “Tremelicando” – Grupo Off-Sina

2012 - Produção musical e arranjos do CD da atriz Úrsula Corona – Selo Celulla

2012 - Produção musical e arranjos do CD do cantor Bernardo Lobo

2012 - Direção Musical da “Orquestra Gonzaga”

2013 – Direção Musical e Trilha Sonora Original – “Circo de Uma Nota Sol” – Grupo Off-Sina

2013 – Direção Musical e Trilha Sonora Original – Circo CRESCER E VIVER – Espetáculo “Porto” – Codireção de Boris Vecchio e Vinicius Daumas

2014 – Direção Musical e Trilha Sonora Original – 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro –  Espetáculo “Urb” com Crece-Sur – Direção de Michelle Man

2014 – Direção Musical e Trilha Sonora Original – Circo CRESCER E VIVER – Espetáculo “Febril” – Direção de Luis Igreja

2014 -  Produção Musical e arranjos do CD da compositora/cantora Patrícia Costta

2015 -  Direção Musical e Trilha Sonora Original – Circo CRESCER E VIVER (Projeto de Residência de Criação e Montagem) – Espetáculo “Insânia” do Grupo Circondríacos

2015 – Gravação do primeiro DVD de sua carreira “Gonzaga” no Circo CRESCER E VIVER – a ser lançado em breve

2015 – Produção Musical e Arranjos do CD do cantor Marcos Lessa

2015 – Direção musical da Orquestra Crescer e Viver

2015 – Direção musical e trilha sonora original do espetáculo “Gira” do Circo Crescer e Viver

2015 – Direção Artística do Festival “Moleque Gonzaguinha – 70 anos” no CCBB Rio, SP, DF e BH

2015 – Composição do samba para a disputa à vaga de samba-enredo do Carnaval 2016 da Estácio de Sá, com o tema “Salve Jorge junto com Igor Ferreira, Rildo Seixas, Carlos Alberto, J do Táxi e Henrique Hoffmann. O samba ficou entre os 3 finalistas.

LINKS:

Site de Daniel Gonzaga

http://www.danielgonzaga.com.br/

Fanpage no Facebook:

https://www.facebook.com/pages/Daniel-Gonzaga/127951903988819

Soundcloud:

https://soundcloud.com/daniel-gonzaga-1

Twitter: @danielgonzaga

Daniel no estúdio assinando mais uma produção. Arquivo pessoal

Daniel no estúdio assinando mais uma produção. Arquivo pessoal