Caros internautas, respeitável público, é com imenso prazer que trazemos para vocês, o relatório do 2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO DO RIO DE JANEIRO, que aconteceu entre os dias 8 e 18 de maio de 2014, realizado pelo Circo CRESCER E VIVER e Estúdio M´Baraká em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO DO RIO DE JANEIRO

Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro chegou em sua segunda edição, que aconteceu entre os dias 8 e 18 de maio de 2014, como o maior festival do gênero no mundo. O 2º Festival Internacional do Rio de Janeiro, sob o tema “imagine circo em todo canto da cidade”, levou mais de 300 artistas e companhias nacionais e internacionais a 66 locais em todas as regiões da cidade, incluindo 46 favelas, atingindo um público de 250 mil pessoas e gerando 1993 empregos diretos e 10.890 empregos indiretos, muitos deles, dentro das comunidades. Nos picadeiros e locais destinados às apresentações passaram artistas e companhias de países como Israel, República Tcheca, Holanda, Espanha, Argentina, Colômbia, Portugal, Bélgica, Inglaterra, França, Itália, Peru e Chile, além dos brasileiros.

Clique e baixe  o Relatório do 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro pelo site do Festival!

Clique e baixe o Relatório do 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro direto!

O público pode conferir montagens que evidenciam novas possibilidades narrativas para o espetáculo circense e criam relações inovadoras entre os artistas e instrumentos clássicos como as acrobacias em trampolim, lira, trapézio, corda, báscula, entre outras técnicas. Além disso, uma programação especial dentro da Favela da Rocinha, o FestiClown Favela, reuniu os melhores palhaços da atualidade em espetáculos e oficinas de Clown (FormaClown). Teve também um Seminário sobre Circo com representantes da cena circense mundial (artistas e realizadores de festivais) e Mostras, como a Mostra Ibero-Americana de Números Circenses e a Mostra Clássicos do Tradicional, um Cabaré na Escola Nacional de Circo (Cabaré do Archaos e Alunos da Escola Nacional de Circo), entre muitas outras atrações, tudo de graça. A abertura aconteceu no dia 8 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a companhia tcheca Cirk La Putyka e seu espetáculo “Risk”, que também foi apresentado no Theatro na campanha do mesmo intitulada. “Domingo no Municipal” (R$1,00)

2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro teve R$27.450.035,50 em retorno de Mídia espontânea: Rádio TV, Mídia Impressa (Revistas e Jornais) e Web (Portais e Sites de Notícias e Blogs especializados), mais de 3 vezes o valor da valoração da edição anterior, ou, aproximadamente 308,637% de crescimento em relação ao primeiro Festival 

O 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro é uma parceria entre Circo Crescer e Viver, Estúdio M’Baraká e Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta com patrocínio da Petrobras e os copatrocínios de empresas como Outback Steakhouse, Rede Globo, CCR (Ponte), Multiplan, Consórcio Construtor Rio Barra S.A. e Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Cultura; e com o apoio de Firjan, Sebrae e Iberescena.

Baixe também o relatório da 1ª Edição, que aconteceu em 2012, clicando aqui