Foi pura emoção o segundo encontro do Workshop ministrado pela diretora malasiana Jo Kukathas para o Circo Sem Limites (Companhia formada por artistas que apresentam alguma deficiência: cadeirantes, cegos, surdos, etc). Desta vez, além da leitura da obra “A Tempestade”, do autor inglês William Shakespeare, os artistas interpretaram as personagens em grupos e em performances individuais. A entrega dos artistas foi tão grande e a interpretação tão focada no que a diretora propunha, que emocionou a todos que acompanharam o encontro e até a própria Jo Kukathas, como você poderá conferir aqui na galeria do Flickr! A Companhia também já iniciou os treinos de Circo e em breve postaremos aqui também sobre estes encontros no picadeiro!

Jo Kukathas está no Brasil para uma série de eventos que estão acontecendo em homenagem aos 400 anos da morte do escritor William Shakespeare. Ela dirigiu o espetáculo “A Tempestade”, baseado no texto de Shakespeare, apresentado em sessão especial no Centro Cultural Banco do Brasil no início desta semana com Áudio Descrição e Tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libra). A companhia Circo Sem Limites assistiu a essa apresentação no CCBB-Rio. Essas iniciativas com o Circo sem Limites são uma realização da People´s Palace Projects e do Circo Crescer e Viver e parceria da Graeae Theatre e apoio do British Council. 

MAIS SOBRE JO KUKHATAS:

Jo Kukathas, nasceu em Petaling Jaya, na Malásia. É escritora, diretora e atriz,  cofundadora do Instant Café Theatre em 1989, onde foi diretora artística. Dirigiu várias produções aclamadas, dentre elas, Nadirah em novembro de 2012. É conhecida por seu trabalho satírico e sua atuação com personagens. Em 2009, fundou o CHAI, Instant Cafe Teatro Casa de Artes e Ideias, um espaço para artistas se conhecerem e trabalharem juntos.

O Polo Carioca de Circo – Circo Crescer e Viver tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, parceria da Archaos e Rio Criativo. Realização: Circo Crescer e Viver.

O Circo CRESCER E VIVER tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Hope Serviços e apoio da ABC Trust, da Rise Up & Care e da Vertical Rigging.