Na última terça-feira o Coordenador Executivo do CRESCER E VIVER Junior Perim e a Assessora de Desenvolvimento Institucional da organização Daniela Ramiris, reuniram-se com o Diretor do SEBRAE/RJ Evandro Peçanha Alves e com a Gerente de Economia Criativa Heliana Marinho. O objetivo da reunião foi discutir com o SEBRAE/RJ a sistematização da cadeia de produção do espetáculo VIDA DE ARTISTA – A Arte de Construir um Espetáculo, que será produzido pelo CRESCER E VIVER com patrocínio da PETROBRAS e apoios da CAPEMI e Ministério da Cultura através da Lei Rouante.

“Depois de 06 anos trabalhando com iniciativas de circo social, o CRESCER E VIVER está produzindo o seu primeiro grande espetáculo. Nossas expectativas são muito grandes não só em relação ao produto cultural que vamos apresentar. Queremos que este seja o passo para estruturar uma Companhia Circense capaz de produzir espetáculos de elevado padrão estético e antenada com os novos conceitos da economia criativa. Precisamos amplificar a potencial de inclusão produtiva dos jovens com os quais trabalhamos e ter na produção de espetáculos novas possibilidades de inclusão econômica que possam beneficiar as suas famílias e outras pessoas das comunidades onde atuamos e de outros espaços populares. Não dá pra pensar só o produto artístico, tem toda uma cadeia que envolve um espetáculo circense que pode gerar renda, aí falamos de produtos derivados também, falamos até do cara que faz e vende a pipoca no entorno da Lona, isso precisa ser pensado como um sistema econômico que pode evoluir e se estruturar, ampliando os impactos para o território, para as comunidades” afirmou Junior Perim.

 

Como objeto da parceria foram discutidas as diversas possibilidades do SEBRAE/RJ, através de uma equipe de consultores, auxiliar na estruturação de outras da cadeias de produção que podem derivar do espetáculo, até a relação do processo produtivo com cooperativas e grupos populares que trabalham com moda, designer, cenografia e etc. Depois de tudo sistematizado com registros audio-visuais e descritivos a proposta é disponibilizar um apublicação sobre a Cadeia de Produção de um espetáculo circense e distribuí-la para outras organizações e grupos se apropriarem da experiência, visando amplificar o potencial de inclusão produtiva por meio da arte circense.

 

O espetáculo VIDA DE ARTISTA está sendo produzido sob a direção geral de Alice Viveiros de Castro, através dele jovens artistas circenses beneficiários dos projetos e iniciativas em circo social do CRESCER E VIVER vão contar para o grande público os desafios, a dor e as delícias da profissão que escolheram – Ser Artistas.

 

O processo de produção do espetáculo começa na próxima terça-feira dia 13 de fevereiro e a estréia esta prevista para agosto deste ano, com 10 apresentações na Lona de Circo do CRESCER E VIVER que fica na Praça Onze. Depois a intenção da instituição e realizar uma turnê em diferentes espaços culturais no Rio de Janeiro e fora dele.