Direção: Alice Viveiros de Castro 

Apresentação:

Vida de Artista – A Arte de Construir um Espetáculo

Por que um grupo de jovens se dedica por horas a fio a aprender a equilibrar objetos? Para que equilibrar-se num fio de arame, balançando de um lado para outro? Qual o prazer de dar saltos e cabriolas, pendurar-se num tecido e lá de cima ficar fazendo posições estranhas, arriscando-se a um tombo? Por quê? Para quê? Que prazer é este?

Um grupo de jovens artistas do Crescer e Viver, que busca se expressar e se integrar por meio da arte, fez um mergulho de cabeça nessas questões e as transformou num delicioso espetáculo de circo, onde o imaginário e a tradição dos números de circo (a mulher barbada, o homem mais forte do mundo, a mulher cobra…) foram o ponto de partida para a criação deste belo e emocionante espetáculo cênico circense onde o teatro e a dança também ganharam espaço, assim como as influências trazidas pelos próprios jovens artistas.

Sinopse:

“Vida de Artista – A arte de construir um espetáculo”” mostra o universo do artista circense que trabalha sempre para e por um momento, para servir de instrumento neste grande encontro que é o espetáculo.

Como inspiração, a diretora Alice Viveiros de Castro começou a conceber a ideia de “Vida de Artista” ao escutar pela primeira vez a música “Zé Tapera e Zé Fortuna”, do tradicional LP “Artista de Circo” de Tonico e Tinoco, composto e gravado especialmente para apresentações nos picadeiros brasileiros. Nos versos simples da música, Alice enxergou o hino dos artistas itinerantes.

Com as transformações e renovações que o circo tem vivido hoje, deixando de ser uma arte de família, e se consolidando em escolas de circo, qualquer um pode ser artistas circense. O circo se funde com linguagens artísticas, como a dança e teatro, e cria uma nova abordagem. E “Vida de Artista” é isso. É dar boas-vindas ao novo circo, de vanguarda e contemporâneo, apresentando todo o processo de montagem, a equipe e as especificidades da arte.

O principal objetivo deste espetáculo é brincar com a vida do artista de circo, essa gente estranha que se dedica a desafiar as leis da gravidade e que é apaixonada pela lona. Mostrar as mais variadas formas de expressão e como vivem o contorcionista, o palhaço, o trapezista, o acrobata entre outros profissionais do circo.

Confira a galeria que fizemos no Flickr

 

Assista ao teaser e relembre o espetáculo: