O CIRCO QUE FAZEMOS – APRESENTAÇÃO:

Reconhecida como uma das principais organizações do circo social brasileiro, o Circo Crescer e Viver, desde de 2003, investe no desenvolvimento social e humano, utilizando a cultura e as artes circenses como elementos centrais da geração de múltiplas oportunidades de ascensão pessoal e coletiva para crianças, adolescentes e jovens de classes populares.

Através de uma metodologia própria que trabalha a transversalidade da formação, produção, difusão e fruição do circo como linguagem e forma de organização do espetáculo, o Circo Crescer e Viver atua com a visão de se tornar referência na construção de conhecimentos e práticas inovadoras, especialmente, no campo da formação para as artes circenses. Portanto, circo social, no Circo Crescer e Viver, vai além de ser uma ferramenta educativa para trabalhar com jovens em situação de vulnerabilidade, e assume papéis artístico e culturais, tomando para si os desafios de: investigar e desenvolver novos parâmetros e paradigmas estéticos para o circo; gerar inovação metodológica de formação para as artes circenses; e criar mecanismos capazes de articular a transversalidade das dimensões simbólicas, de cidadania e econômica das artes e da cultura do circo.

Espetáculo Porto - Foto: Emanuela de Palma

Espetáculo Porto – Foto: Emanuela de Palma

Destes desafios surgiu o PROFAC – Programa de Formação do Artista de Circo no âmbito da Escola de Circo Crescer e Viver, voltado para oferecer àqueles que se interessam pelo circo como um campo de formação e profissionalização, uma gama de conteúdos ministrados tanto por especialistas de reconhecida experiência cultural e artísticas no Brasil, quanto por formadores ligados ao principais centros de formação e graduação em artes circenses do exterior com os quais o Circo Crescer e Viver mantêm estreitas relações de cooperação e parceria.

Assim o Circo Crescer e Viver espera formar jovens artistas de circo que coloquem à disposição da cena um qualificado vocabulário e repertório artístico, uma elevada percepção estética e uma ampla disposição para a pesquisa e experimentações na linguagem circense. Esta é a maior contribuição que acreditamos poder dar à renovação do circo brasileiro.

FUNCIONAMENTO:

O programa destina-se a jovens entre 15 e 24 anos que se interessem pelo circo como um campo de formação e profissionalização. Com duração de três anos, tem por objetivo formar jovens artistas através do desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades artísticas e culturais, preparando-os para a atuação performática com excelência e segurança, no contexto dos múltiplos espaços cênicos e das diversas possibilidades de encenação no espetáculo circense, com conteúdos voltados para os alunos estruturarem um amplo vocabulário artístico e cultural.

Espetáculo Baião -  Foto: Divulgação

Espetáculo Baião – Foto: Divulgação

Preparação corporal, acrobacia de solo, equilíbrio, malabarismo, interpretação, dança contemporânea e disciplinas teóricas compõem a estrutura curricular obrigatória do PROFAC, além de conteúdos eletivos como capacitação em pedagogia circense, práticas de ensino, master classes e oficinas de técnicas especiais.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROFAC 2016.2, INCLUSIVE POR EMAIL! AGUARDEM EM BREVE O POST COM OS NOMES DOS HOMOLOGADOS!

Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC) 

Espetáculo Febril - Foto: Márcia Farias - Observatório de Favelas

Espetáculo Febril – Foto: Márcia Farias – Observatório de Favelas

PROJETO PEDAGÓGICO

 

Projeto Pedagógico PROFAC 2015.2

Espetáculo Febril - Foto: Bruno Thomassin - Observatório de Favelas

Espetáculo Febril – Foto: Bruno Thomassin – Observatório de Favelas

CONTATO:

Rua: Carmo Neto, nº 143 – Cidade Nova (ao lado da estação Praça Onze do metrô)

Rio de Janeiro – RJ

Cep.: 20210-051

Telefone: 55 (21) 3972.1391

COORDENAÇÃO DO PROFAC:

RAPHAEL CALVO 

As aulas são se segunda à sexta-feira, de 8 às 12h30.

Ramal Informações do Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC): 203 – Raphael Calvo (Coordenador do PROFAC) – raphael.calvo@crescereviver.org.br – Segundas, quartas e quintas, das 7h30 às 12h30; Terças e Sextas, das 7h30 às 17h.

Fique sempre ligado aqui no site para saber quando abrem novas turmas do PROFAC!

O Circo CRESCER E VIVER tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Hope Serviços e apoio da ABC Trust, da Rise Up & Care e da Vertical Rigging Solutions.