APRESENTAÇÃO:

O Programa de Circo Social da Escola de Circo Crescer e Viver articula, de forma lúdica, as dimensões simbólica, social e educativa das artes circenses, oferecendo à crianças e jovens de classes e comunidades populares, oportunidades educativas focadas na elevação da autoestima; fortalecimento da autonomia; e no desenvolvimento da criatividade. As atividades são gratuitas e oferecidas à crianças e jovens com idades entre 7 a 17 anos e 11 meses.

Circo Social. Foto: Christine Keller

Circo Social. Foto: Christine Keller

 

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS:

As atividades do Programa de Circo Social da Escola de Circo Crescer e Viver baseiam-se no estímulo das Inteligências Múltiplas, tomando por base a pluralidade dos conhecimentos dos educandos, reconhecendo que eles são portadores de saberes além dos linguístico (habilidade criativa de lidar com as palavras) e do lógico matemático (habilidade lógica e científica). Assim, o trabalho junto ao educando visa o desenvolvimento de um conjunto de outros saberes, conhecimentos e inteligências que entendemos intrínsecas do circo, entre as quais a: inteligência espacial (habilidade de relacionar padrões, perceber formas espaciais e conceituar relações entre elas); inteligência corporal sinestésica (habilidade de usar o corpo para resolver problemas ou moldar produtos); inteligência interpessoal (habilidade de compreender as pessoas e relacionar-se com os outros), inteligência intrapessoal (competência para autoconhecer-se e estar bem consigo mesmo, administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos), cujo alcance é proporcionado por situações de aprendizagem através de um conjunto de atividades que integram os fazeres educativo e artístico.

 

FAZER EDUCATIVO E ARTÍSTICO:

Por ser uma proposta de educação não-formal pela via da cultural, busca-se um currículo baseado nos desejos, necessidades e interesses dos participantes, favorecendo o enriquecimento de suas biografias e ampliando a gama de vivências e experiências formativas, utilizando o fator de sedução das artes circenses integradas à outras linguagens artísticas e culturais como facilitadoras de múltiplos aprendizados, recorrendo também aos referenciais mais amplos da cultura e da memória para a reescrita e reconstrução de identidades, permitindo aos sujeitos envolvidos que se (re)conheçam e se (re)pensem em termos de origem, pertencimento e inserção social.

Oficinas de Circo – Aulas e práticas de técnicas e habilidades circenses como tema central de uma ação conjugada, indicando condutas organizadas e conscientes, cujos conteúdos de aprendizagem são voltados para os participantes desenvolverem e aprimorarem competências nas técnicas circenses de: Acrobacia de Solo; Acrobacia Aérea; Malabarismo e Equilíbrio, através das quais adquirem consciência corporal, capacidade de deslocamento e de manipulação de objetos.

Circo Social. Foto: Christine Keller

Circo Social. Foto: Christine Keller

Oficinas Complementares – Atividades nas quais os participantes ampliam seus conhecimentos sobre a História da Arte, História do Circo e vivenciam a relação com outras linguagens artísticas e culturais, além de participarem de atividades formativas nas áreas que integram a cadeia produtiva do espetáculo circense.

Mostras e Exibições Públicas – Propiciam aos participantes um espaço de expressão criativa, no qual dividem com familiares, amigos e a comunidade, os resultados alcançados depois de um ciclo de esforços. Mostrando o que se dedicaram à aprender e a evolução dos seus conhecimentos artísticos e culturais, se percebendo como sujeitos ativos e produtores de bens culturais e como protagonistas de ações positivas.

Baseados nos quatro pilares da educação da UNESCO, os processos envolvem os participantes em todas as fases da sua execução. Assim os participantes praticam a habilidade de construir conhecimentos, por meio de pesquisas, planejamentos e avaliações que são estimulados a realizar de todas as atividades [aprender a conhecer].

O envolvimento dos participantes em todos os processos e atividades, os valoriza como seres criativos, capazes e co-construtores [aprender a fazer].

A tomada de decisões e a pactuação entre os participantes, educadores e demais profissionais que atuam no programa relacionadas aos processos e atividades, valorizam a importância do trabalho coletivo [aprender a viver em grupo].

As mostras e exibições públicas (espetáculos) dão aos participantes a oportunidade de fazer um diagnóstico do seu potencial: possibilidades x limitações; perseverança; capacidade de administrar suas emoções; automotivação; comunicação interepessoal; percepção física e corporal; autoestima; e etc [aprender a ser]

Circo Social. Foto: Divulgação

Circo Social. Foto: Divulgação

Organização das aulas:

Os participantes são distribuídos em “trupes” de acordo com as suas faixas etárias que, em um sistema de rodízios, participam de aulas com uma hora de duração, das mais variadas técnicas e habilidades circenses integradas a outras linguagens artísticas e culturais. No início das atividades é realizada uma roda de discussão onde os educadores falam sobre as atividades que serão feitas no dia e os educandos têm a possibilidade de dar opiniões. Em seguida, acontece uma brincadeira e um aquecimento/alongamento preparatório para as atividades físicas que serão realizadas. Terminadas as aulas, novamente se forma uma roda de diálogos entre educandos e educadores para comentar as atividades e transmitir recados.

 

FUNCIONAMENTO:

Horário das atividades:

Terças e quintas, das 14h às 17h30.

Sábados, das 9h às 12h.

 

Circo Social. Foto: Christine Keller

Circo Social. Foto: Christine Keller

VEJA O QUE É NECESSÁRIO PARA SE INSCREVER:

A inscrição e a participação nas atividades do Programa de Circo Social da Escola de Circo Crescer e Viver são inteiramente gratuitas. Podem participar crianças, adolescentes e jovens com idades entre 07 e 17 anos e 11 meses, devidamente inscritas, conforme a orientação abaixo:

Dias e horários das inscrições e atendimentos aos pais e educandos do Circo Social para 2017:

De Segundas às sextas-feiras, das 14h às 18h, com Marcella  Gavinho.

Documentação necessária: 

- 1 foto 3×4;

- Cópia da certidão de nascimento ou do RG e CPF do inscrito;

- Declaração escolar;

- Cópia do RG do responsável legal;

- Cópia do CPF do responsável legal;

- Cópia de um comprovante de Residência;

- Atestado Médico (Exame feito em até 30 dias passados).

Local da inscrição:

LONA DE CIRCO CRESCER E VIVER

Rua: Carmo Neto, nº 143 – Praça Onze – Cidade Nova

Rio de Janeiro/RJ (ao lado da estação do metrô Praça Onze).

CEP: 20210-051

Circo Social. Foto: Christine Keller

Circo Social. Foto: Christine Keller

Observações:

- A inscrição está sujeita a disponibilidade de vagas;

- A inscrição somente poderá ser feita pelo seu responsável legal;

 

Circo Social. Foto: Christine Keller

Circo Social. Foto: Christine Keller

CONTATO:

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE CIRCO SOCIAL: Marcella Gavinho

Rua: Carmo Neto, nº 143 – Praça Onze – Cidade Nova

Rio de Janeiro/RJ (ao lado da estação do metrô Praça Onze).

CEP: 20210-051

Dias e horários das inscrições e atendimentos aos pais e educandos do Circo Social:

Terças às sextas-feiras, das 14h às 18h e sábados, das 9h às 12h.

Novo telefone da Equipe Técnica: 2502-5699, com Rozana, Camila e Carolina.

O Circo CRESCER E VIVER tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Hope Serviços e apoio da ABC Trust, da Rise Up & Care e da Vertical Rigging Solutions.

Circo Social. Foto: Christine Keller

Circo Social. Foto: Christine Keller