Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Petrobras, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Rede Globo, Rise Up & Care e ABC Trust

 

Apresentaram:

CIRCO CRESCER E VIVER EM RASTROS

Centenas de pessoas assistiram no picadeiro mais carioca do Rio, “Rastros”, com a Cia Crescer e Viver. O espetáculo dirigido por Renato Rocha e codirigido por Vinicius Daumas, teve 20 apresentações, as sextas e sábados e aos domingos (duas apresentações) e emocionou pessoas de todas as faixas etárias. O Circo Crescer e Viver recebeu amigos, parceiros, patrocinadores, formadores de opinião, artistas, companhias, profissionais de diversas áreas, alunos de Circo (dos nossos programas e de outras escolas), ongs e projetos sociais, além de pessoas que ainda não conheciam nosso trabalho e vieram curtir Rastros. Agora a Cia Crescer e Viver, temporada encerrada, se prepara para novos voos. Fique sempre por dentro de tudo aqui no site do Circo Crescer e Viver!

 Clique aqui e confira a galeria de “Rastros” que fizemos no Flickr!

SOBRE “RASTROS” E A CIA CRESCER E VIVER: 

Dirigida por Renato Rocha, montagem une o risco do circo tradicional à estética sensorial e sofisticada do contemporâneo

Com elementos do circo clássico e do circo contemporâneo, “Rastros”, novo espetáculo do Crescer e Viver, estreou no dia 22 de julho, na lona instalada na Praça Onze. Sob a direção de Renato Rocha, nove artistas executaram técnicas circenses complexas e de risco, como trapézio, parada de mão, percha, contorção, entre outros. O espetáculo, criado na residência de montagem de espetáculos do Polo Carioca de Circo do Circo Crescer e Viver, seguiu em cartaz até o dia 25 de setembro, com sessões às sextas e sábados às 20h e aos domingos às 15h30 e às 19h30.

Embora “Rastros” sugira uma reflexão sobre o homem contemporâneo e os caminhos que percorre, o que se via no picadeiro não é um espetáculo de dramaturgia, com construção de personagem definida. Concebido por meio de um processo de criação colaborativo, em que o elenco e a direção tiveram como fonte de inspiração e pesquisa as suas próprias memórias e experiências de vida, o resultado foi uma obra aberta e a serviço das artes circenses. “Nossa ideia foi levar o espectador a pensar sobre a evolução humana e sua relação com os animais e com o planeta”, contou Renato, que revelou ainda que os artistas estariam caracterizados como seres híbridos, usando cabeça de cavalo, pata de boi, entre outros elementos.

No elenco de “Rastros” estiveram nove brasileiros com experiência em grandes companhias internacionais, como Cirque du Soleil e Ringling Bros. Todos têm história de vida e carreira intimamente ligadas ao Circo Crescer e Viver. “Alguns se formaram conosco, outros são professores ou participaram de espetáculos anteriores.

SOBRE O CIRCO CRESCER E VIVER:

Circo Crescer e Viver é um circo que junta arte e transformação social em seu picadeiro. Uma organização que, em mais de dez anos de atividade ininterrupta, iniciou seu trabalho com circo social, expandiu seus projetos e atividades e transformou-se em uma das mais expressivas instituições do circo brasileiro. Desenvolvendo ações nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes circenses, o Circo Crescer e Viver é hoje um empreendimento com atuação em todos os elos da cadeia produtiva do circo, assumindo uma posição de vanguarda na renovação estética e na atualização criativa das artes circenses no Brasil. 

FICHA TÉCNICA:

Realização e Produção: Circo Crescer e Viver

Concepção: Vinicius Daumas e Renato Rocha

Direção: Renato Rocha

Direção de Produção: Vinicius Daumas e Alex Nascimento Barreto

Elenco (Ordem Alfabética): Ana Clara Nimrichter, Bruno Carneiro, Elder Oliveira, Kleber Santos, Lurian Duarte, Rafael Munhoz, Vera Aziz, Wanderson Duarte e Washington Duarte.

Direção de Arte: Bia Junqueira

Direção Musical e Trilha Sonora Original: Daniel Gonzaga

Direção de Movimento: Eleónore Guisnet

Iluminação: Renato Machado

Produção Executiva: Lívia Simas

Coordenação de Produção: Paulinho Freitas

Coordenação de Comunicação: Christine Keller

Assistente de Direção: Rafaela Amodeo

Assistência de Figurinos – Yasmin Zyngier

Colaboração Figurino Madu Penido

Realização de Figurinos Especiais Ticiana Passos

Máscaras Animais Toro Moreno

Costureira Adélia Andrade

Assistência de Cenografia – Julia Saldanha

Preparação de Elenco: Olavo Rocha (Coreano); Zé Alex (Companhia EnvieZada – Técnica de viewpoints); Helena Bittencourt Saldanha (Aéreos); Luiz Carlos Gomes da Silva Filho (Assistente em Acrobacia).

Consultoria em Rigger, Segurança e Estruturas de Montagem dos Aparelhos Circenses: Vertical Rigging Solutions – Vincent Schonbrodt e Daniel Araújo

Fotografia e Still: Gustavo Malheiros e Juliana Chalita

Fotografia Pré-estreia Guilherme Maia

Vídeo: Pontes Comunicação (Roberto Pontes) e Arte e Aliança Criativa (Tuna Mayer)

Design de Som: Quintal da Idéia – Leandro Lobo

Operador de Som – Nathan dos Santos

Cenotécnico – Alvarito Soza

Projeto e Concepção Visual e Gráfica: Estúdio M´Baraká: Diogo Resende, Dora Reis e Pedro Leobons

Assessoria de Imprensa: RPM Comunicação – Érica Avelar e Diana Cavalcanti

 

O espetáculo “Rastros” teve o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Prefeitura da Cidade do Rio De Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Operador Nacional do Sistema Elétrico, da Rede Globo, da Rise Up & Care e da Abc Trust; a coprodução da Archaos e da Biennale Internationale des Arts du Cirque, a parceria da Rede de Bibliotecas Parque e do Museu do Amanhã e apoio do Sebrae.

Confira os outros Polos Cariocas de Circo:

Polo Carioca de Circo – Circo Up Leon

Polo Carioca de Circo – Polo Benjamin – Teatro de Anônimo

Polo Carioca de Circo – Grupo Off-Sina

O Polo Carioca de Circo – Circo Crescer e Viver tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, parceria da Archaos e Rio Criativo. Realização: Circo Crescer e Viver. 

O Circo CRESCER E VIVER tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Hope Serviços e apoio da ABC Trust, da Rise Up & Care e da Vertical Rigging Solutions.