Concentra-se nas áreas de concepção e dramaturgia do espetáculo; direção cênica; direção de arte com produção de figurino, cenário, adereços e elementos de cena; composição coreográfica; direção musical com criação de trilha sonora original; light design; capacitação em gestão; e projeto de identidade visual e comunicação. Destina-se a grupos e companhias circenses visando à qualificação da produção criativa e seu diálogo com o mercado da cultura, lazer e entretenimento.

Para 03 (três) coletivos, grupos e companhias circenses (formais ou não-formais) interessados em obter apoio para modelagem, criação e produção de um espetáculo inédito de circo.

Neste módulo os coletivos, grupos e companhias circenses residentes, além do espaço-tempo para ensaios e montagem dos seus espetáculos, irão contar com uma ficha técnica formada por profissionais com vasta experiência no mercado artístico e cultural, indicados e contratados pelo Circo Crescer e Viver assim estruturada:

a) Criação e concepção dramatúrgica (roteiro);

b) Direção Cênica;

c) Direção de arte;

d) Composição de trilha sonora original e Direção musical;

e) Composição coreográfica;

f) Projeto de iluminação

 

Também serão oferecidos ao coletivo, grupo e companhia residente consultorias e serviços nas seguintes áreas:

a) Vídeo-Release do espetáculo

b) Produção de arte (cenário, figurinos e adereços) do espetáculo;

c) Consultoria de gestão e plano de negócios do espetáculo;

d) Projeto de identidade visual do grupo e do espetáculo.

A residência neste módulo envolve um processo com duração total de 02 (dois) meses orientados à criação, modelagem e produção findos os quais pretende-se que o coletivo, grupo e companhia tenha o seu produto (espetáculo) finalizado e em condições de prospectá-lo no mercado de cultura, lazer e entretenimento. Da mesma forma é imprescindível que estejam com a sua institucionalidade minimamente estruturada para dialogar com as oportunidades de fomento e financiamento disponíveis e para seguir um ciclo de desenvolvimento e fortalecimento institucional como um novo empreendimento circense.

O plano de atividades deste módulo será acordado com cada coletivo, grupo e companhia residente, levando em conta as disponibilidade de horários de uso das dependências do Circo Crescer e Viver.

Além dos recursos financeiros, materiais e humanos aplicados pelo Circo Crescer e Viver nos projetos de criação e modelagem dos grupos residente, cada um deles poderá contar com um investimento adicional no valor de R$ 34.000,00 (trinta e quatro) mil reais em articulação com o circuito de espetáculos da Gerência de Cultura da FIRJAN.

O Projeto “Residência de Criação e Montagem” do Circo Crescer e Viver tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e conta com a parceria do Sebrae/RJ.

O Circo Crescer e Viver tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Hope Serviços e da Astem, e apoio da ABC Trust.