O Projeto:

A partir do desejo de contribuir com o fortalecimento das artes circenses no Rio de Janeiro a equipe do Circo CRESCER E VIVER concebeu o projeto “Residência de Criação e Montagem”, uma proposta artístico-cultural inovadora que busca favorecer as novas gerações de artistas e grupos cariocas. A intenção é impactar o campo das artes cênicas através da atualização das tradições do circo, tendo como foco a linguagem e a organização do espetáculo.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, é parceira fundamental nesse percurso, que foi iniciado em dezembro de 2013, com o lançamento do edital de seleção, e que segue em 2014 contando com o incentivo de outros apoiadores culturais.

Nesse ínterim, o Circo CRESCER E VIVER vai se transformar em um expressivo abrigo, recebendo um total de 20 residentes (entre artistas e grupos) divididos entre 4 (quatro) residências distintas: Capacitação em Técnicas e Habilidades Circenses; Modelagem de Espetáculo; Criação de Números e Performances Circenses; e Ensaios e Montagem de Espetáculo.

Ao fim do período de cada residência serão apresentados os os resultados do trabalho em duas exibições gratuitas. A ideia é aproximar os selecionados à ampla rede de parceiros do Crescer e Viver, visando contribuir para a consolidação e sustentabilidade dos respectivos artistas, coletivos, grupos e companhias.

Além de recursos financeiros, estruturais, e humanos, a instituição coloca a disposição dos aprovados toda uma expertise metodológica própria voltada às áreas de formação, produção, difusão e fruição das artes circenses performáticas. A intenção é beneficiar grupos e artistas em início de carreira, bem como aqueles que enfrentam dificuldades no acesso a espaços físicos adequados para a realização de suas montagens.

O projeto “Residência de Criação e Montagem”, é uma proposta ousada do Circo Crescer e Viver que aposta na interação  entre as novas gerações de artistas e experientes criadores dos mais variados seguimentos. Isso porque acredita na potencialidade da troca e na abertura de espaços voltados a capacitação, pesquisa e ampliação dos repertórios.

É uma excelente oportunidade para aqueles que almejam contribuir com a construção de uma nova narrativa cênica voltada a criação circense, bem como aqueles que se comprometem em fazer da produção artística um campo de reflexão sobre a cidade e os seus desafios cotidianos.

Em linhas gerais visualiza o desabrochar de uma nova geração de artistas capaz de trazer à cena um repertório qualificado, percepção estética apurada, além de disposição para a pesquisa e experimentação da produção criativa do circo. É dessa forma, com o auxílio dos parceiros, que o Crescer e Viver pretende seguir contribuindo com a caminhada rumo à atualização das tradições circenses no Brasil.

O Projeto “Residência de Criação e Montagem” do Circo Crescer e Viver tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com a parceria do Sebrae/RJ.

O Circo Crescer e Viver tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Hope Serviços e da Astem, e apoio da ABC Trust.